Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Catedral Nossa Senhora de Belém: patrimônio histórico

Guarapuava, perto dos seus 200 anos de vida, guarda lugares repletos de histórias. A arquitetura antiga é um marco nos domicílios e prédios da cidade, fazendo com que turistas de várias regiões do estado sejam atraídos à cidade. Um dos principais pontos turísticos presentes em Guarapuava é a Catedral Nossa Senhora de Belém, localizada no centro da cidade, na Praça 9 de dezembro.

A igreja foi fundada em 1819, pelo padre Francisco das Chagas Lima que estava na região de Guarapuava devido a expedição enviada pelo príncipe D. João, para colonizar os Campos Gerais. Até aquele momento, não havia igreja no local e o nascimento desta era importantíssimo para a catequese dos índios. Documentos oficiais registram que a partir da instalação da Igreja, começou a nascer em torno dela a cidade de Guarapuava. Somente em 1841 a construção da Matriz começou, adotando o estilo barroco e tendo como base a planta feita pelo Padre Chagas.

A população e seus vigários se esforçaram para conseguir levantar a Igreja, mesmo assim a sua construção foi realizada por trinta anos. O altar-mor foi construído por dois padres artistas, vindos especialmente de Minas Gerais. A pintura foi feita somente em 1922. Na década de 30, foi realizado um aumento nos fundos.

Em 1977, surgiu um movimento adepto a destruição da Catedral, entretanto, graças a algumas famílias tradicionais da cidade o não foi aceito. O primeiro Bispo de Guarapuava foi Dom Frederico Helmel em 1966, quando Igreja passou a ser Diocese de Guarapuava. Quando faleceu o corpo do bispo foi sepultado dentro da Matriz e permanece lá até hoje.

Com o passar dos anos, a Catedral precisou passar por algumas mudanças, para que sua estrutura não fosse comprometida. Por isso, o Padre Bessa, antigo vigário da igreja, empreendeu desde 1996 um trabalho incansável de revitalização do espaço interno e externo. Há também um resgate do patrimônio artístico cultural com a intenção de criar um museu de arte sacra. Hoje a igreja tem a capacidade de acomodar quatrocentos e vinte pessoas.

Uma história e tanto não acham? Mas não é só isso, só visitando a Catedral você poderá entender como aquela construção carrega com ela histórias fascinantes. Vale muito à pena levar a família para conhecer o local e, para quem e religioso, ficar para assistir uma missa.

Bárbara Brandão

2 comentários:

  1. A Catedral Nossa Senhora de Belém criada inicialmente pelo seu caráter religioso e de defesa do território português,é um verdadeiro exemplo de patrimônio histórico, que carrega identidades de um povo.

    Atenciosamente
    Elisiane
    História/UNICENTRO.

    ResponderExcluir
  2. Conheça um pouco mais a cidade de Guarapuava:
    www.Guarapuava.Parana.Blog.br

    Paraná Blog
    www.Parana.Blog.br

    ResponderExcluir